quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Rio de Janeiro em guerra

Fatos como o de hoje , há muito tempo vem ameaçando explodir.

O Tráfico dominou não somente o Rio de Janeiro, mas muitos outros Estados.

O mais triste é que omitiram-se em ações preventivas. Os políticos sem qualquer interesse na população , a não ser massagear o próprio ego com os encantamentos do cargo, das vantagens , facilidades, dos bandos de puxa-sacos sorridentes , felizes em aparecer ao menos numa foto qualquer, ao seu lado.

É triste ver as empresas desocupando suas instalações, abandonando seus imóveis e estes sendo invadidos e a cidade se favelizando por um bando de sanguessugas se passando por pobres coitados famintos( mas recebendo o bolsa família e outros privilégios mais, além dos gatos de água e luz, pagos por nós, quando não o nosso próprio telefone) .

Estas pessoas invadem o ambiente , enchem de crianças, largadas na rua, outras drogadas pelo crac, as mulheres em verdadeiro despudor de tudo, no comécio ilegal de compra e venda de pedaços de espaço invadido, endossados pelo órgão público que os "indenizam" com direito a casa, aluguel social e muitas outras vantagens.

Fico arrasada quando ouço uma história de compras em comércio, por quem nem  casa em, que dirá condições de comprar alguma coisa, mas risonhos , prevendo que seus nomes vão para o SERASA, e daí? O que significa nome, honra, caráter , para eles?  O que importa é a vantagem, os móveis novos para o Natal e no final, que não irão pagar nenhuima prestação. É um tentando ganhar nos juros e nos móveis de papel e o outro em querer ter sem pagar. É um tentando enganar o outro numa falta de princípios geral.

Nestas duas últimas semanas passei por situações estranhas, mas reais. A primeira foi a do pivete, caso que contei  anteriormente. Na semana passada foi no ônibus. Retornando para casa depois de um dia inteiro caminhando, trabalhando, ocorreu briga de motorista com dois passageiros suspeitos. Os passageiros  ameaçados de levar pedradas, risco a vida de graça ,  existindo perigo acarretado por pessoas irresponsáveis e despreparadas para exercer a sua função com coerencia , respeito, previdência  com aqueles a quem transporta.

Hoje o Rio amanheceu em guerra, com o combate aos traficantes, terror na cidade, nos bairros, com a queima de carros, ônibus, ameaças, tiros, etc. Estamos reféns de tudo, presos em casa. O medo, o pavor , tomou conta de todos com o noticiário ininterrupto da Globo, cobrindo os acontecimentos.

Ninguém viu a favela crescendo? A facilidade de compra de motos? Ninguem vê os meninos de rua e os craqueiros andando sujos feito zumbi?

Até o lixo temos que tomar conta, pois rasgam e sujam tudo.

Os garis encontram-se numa posição tão "chic" que não gostam de varrer ruas. Este serviço é feito de qualquer jeito. Afinal, trabalhar e limpar para que? Zona norte não é lugar de turista e mesmo os locais que são, o lixo está exposto na rua em meio a ratazanas e baratas.

O caos é total ;O desamparo é grande. A responsabilidade e a cobrança é destinada a alguns. A população "pobrezinha" não . Esta tem direito a medico, remedio, saude de graça, creche, dentista, internet, ONGS, etc...A Ligth não entra nas favelas para cortar a luz. Chegamos a ouvir, em tom de zombaria que usam "net gato" ar condicionado , e não pagam nada por isso. Será?

É claro que não se pode generalizar, mas como podem permitir invasões e proliferações de favelas da noite para o dia? Não há prevenção....

Este é o meu desabafo de hoje, meus filhos. Do medo de andar nas ruas e de saber que voces , comos tantos outros filhos de outras mães, estão expostos a insegurança , a criminalidade, a intolerancia, num mundo que não sabemos como retornar ao respeito aos pais, aos professores, ao estudo e a educação, a caligrafia, ao poder que os pais exerciam sobre os filhos sem que este gritem pelo Estatuto do Adolescente e da Criança, que não podem apanhar, que não podem trabalhar e que portanto são os donos do mundo que tudo podem fazer, sem serem penalizados. Até expor nossos pensamentos é temeroso...

É triste.Muito triste.
(Senhora B. em 25/11/2010 - 19:58)

Nenhum comentário: