quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Nem sei quando...


Nem sei quando inicia-se a desarmonia ... é assim de repente, sob pressões e stress de trabalho, mesmo quando se procura um estado alfa para aliviar as tensões do dia a dia.


O trabalho deixa de ser produtivo. Neste ultimos dias de janeiro, como sempre, o tempo corre. As notícias que correm são as mais desesperadoras, queda de barreiras, enchurradas , mortes , terremotos. Parece o final dos tempos se anunciando.

Um pensamento martela em minha mente, oriundos da leitura do Livro Vivendo no Mundo dos Espiritos. Quando há miasmas ( aí fui procurar na web, o seu significado pleno) pode ocorrer chuvas torrenciais , etc., para limpar o plano astral. Então imagino que estas catástrofes que vem ocorrendo , são como uma forma de limpeza do mundo.... Não sei....São lugares onde tantas coisas ruins acontecem.... Pode ser que seja uma oportunidade destes espíritos renascer com uma nova chance, ou aprender no plano espiritual, o perdão, o amor, a humanidade... Este texto abaixo é muito interessante, vejam só:


" O Miasma e a Katarsis


Publicado em Junho 12, 2008 por deldebbio

Miasma significa poluição, mas não no sentido que hoje lhe damos. Miasma é toda a sujidade associada ao mundano, a sujidade que este gera: quando corremos e transpiramos estamos a criar miasma, quando sangramos temos miasma, se caímos numa possa de lama geramos miasma.

Mas o miasma não se limita à sujidade física, incluindo também a sujidade espiritual, ética e mental. Assim, quando matamos algo de forma injusta criamos miasma, se ofendemos alguém também é miasma, se cometemos um crime aos Deuses fizemos miasma, os próprios pensamentos geram miasma.

Em suma, o miasma resulta da actividade humana. Situações especiais que geram miasma são o contacto com a morte, quer sejamos nós a matar ou morra alguém próximo de nós, um familiar ou amigo, e o sexo e nascimento. De realçar que nem o nascimento nem o sexo são considerados menos sagrados, mas quando acontecem as pessoas envolvidas ficam fisicamente sujas, pelo que é necessário um banho.

No caso do nascimento e da morte são também efectuados rituais especiais porque ambos representam as duas transições mais importantes da vida e, como tal, podem comportar forças que geram poluição.

De referir ainda que o miasma e as actividades que o geram não são consideradas negativas, profanas ou más, antes pelo contrário, há Deuses que estão directamente envolvidos nelas e muitos participam nelas e tanto o nascimento como a morte são simultaneamente as maiores geradoras de miasma e duas das coisas consideradas mais sagradas. O que se passa é que ir limpo a um ritual é uma espécie de etiqueta e os Deuses podem ficar ofendidos se desrespeitamos a etiqueta, porque isto mostra que os desrespeitamos a eles.

Finalmente, para as mulheres, a gravidez e a menstruação não são consideradas miasma, pelo que não há qualquer restrição nessas alturas – apenas se deve realizar a katarsis normal, incluindo um banho para remover a sujidade física que se acentua nessas ocasiões se não forem tomadas precauções.

Katarsis são todas as acções rituais que realizamos para nos livrarmos do miasma, quer seja porque vamos a um templo ou ritual e, portanto, não queremos desrespeitar os Deuses, quer porque apanhámos uma dose muito grande e queremos livrar-nos dela. Por vezes o miasma que temos é tão grande que é transmitido a outras pessoas, como acontece com os assassinos, e, por isso, devem realizar-se rituais para nos livrarmos dele.

Mas a katarsis não é apenas uma forma de remover a sujidade, ela também prepara a nossa mente e o nosso espírito, para além do corpo e do espaço, para um ritual, focando os nossos pensamentos e distinguindo a situação ritual de outras.

Ir a um ritual sem katarsis é um enorme desrespeito: seria como ir a um casamento sujo, ou a uma reunião de escritório com calções de banho e bikini. Tanto a sujidade como os calções de banho e o bikini não são negativos em si – é a sua presença em determinado contexto que os torna negativos, que os torna miasma. Realizarmos a katarsis, nestes exemplos, seria tomar banho e vestir roupas lavadas para o casamento e vestir algo formal para a reunião.

Por outro lado, se um dos noivo nos encontrar no dia a dia e nós formos mecânicos não se ofenderá da sujidade, do mesmo modo que um chefe que encontre o subordinado na praia não tomará por ofensa ele estar com fato de banho: até é provável que ele mesmo esteja.

Também os Deuses não se ofendem se no dia a dia os contactarmos com preces ou devoções espontâneas e tivermos miasma, mas em rituais a situação é mais distinta pelo que devem ser tomadas precauções.

Antes do Ritual


Limpeza da Pessoa


Antes de ir para o ritual devem-se efectuar acções específicas para se purificar a si mesmo, numa espécie de transição do mundano para o ritual. A principal acção é o banho, a limpeza física da pessoa através da água e, no caso moderno, dos sabonetes, champôs, géis de banho, perfumes, etc. Para festivais e grandes rituais é sempre necessário que a pessoa se arranje, tomando banho e perfumando-se e também vestindo roupas limpas ou especiais. Para devoções mais pequenas convém sempre lavar as mãos e a cara e os dentes, enquanto que para simples preces no momento não é necessário tomar qualquer destas atitudes.


Relativamente às roupas, estas podem ser especiais para nós, quer sejam roupas que só usamos em ocasiões especiais, ou mesmo exclusivas para os rituais, quer sejam gregas, latinas, ou modernas. Roupas normais também servem, desde que nos esmeremos para causar “boa impressão” é suficiente. O único requisito é que, tal como a pessoa, as roupas sejam limpas: não serve a roupa com que andámos no dia anterior, por exemplo.


Actualmente muitos helenistas gostam de acrescentar outras formas de preparação para o ritual que não eram praticadas na antiguidade, mas que preparam melhor a mente e acalmam o espírito, permitindo que nos foquemos apenas no ritual e nos Deuses. Refiro-me, é claro, a meditações. Estas são inteiramente opcionais, mas na minha opinião acrescentam muito valor e profundidade a um ritual.


Na antiguidade existiam muitas formas de katarsis, incluindo o jejum, total ou parcial, purificação pelo sangue, purificação pelo fogo, banhos no mar ou rios, purificação pelos cereais, entre outras, quer realizadas antes quer depois do ritual, mas não vou referir-me a elas mais neste artigo.



Limpeza do Espaço


A limpeza do espaço antes do ritual era efectuada pelo neokoros que mantinha o templo sempre limpo, literalmente, varrendo-o e esfregando-o. Antes de um grande ritual a divisão deve sempre ser meticulosamente limpa, mas para rituais normais basta a limpeza normal, não é preciso que a divisão esteja “um brinco”. Para além disso, existem técnicas de limpeza rituais, hoje praticadas pela pessoa que efectuará o ritual.


Várias horas antes efectua-se a fumigação com enxofre. Esta consiste em queimar enxofre e deixar que este encha o ar, purificando-o. Pode ser feita uma prece a Apolo, Deus da purificação. Pessoalmente, quase nunca uso enxofre porque os meus rituais são de manhã e não dá tempo para que o cheiro do enxofre desapareça completamente, isto para além de os fumos serem tóxicos e se entranharem, especialmente em sofás ou camas. Eu prefiro usar o incenso, deixando o quarto completamente às escuras com vários paus de incenso acesos para que o encham completamente, abandonando-o depois das acções rituais para que fique numa espécie de incubação, que é o método porque Apolo mais se manifesta. O quarto permanece assim, completamente fechado, sem que nada nem ninguém lá entre antes do ritual, e a luz só volta aquando do ritual, nomeadamente da segunda acção purificante antes do ritual, para que se possa ver o que se faz, quer seja através de luz solar, de lâmpadas ou de velas.


Antes dos convidados chegarem, ou antes de entrar no quarto com as oferendas para fazer o ritual, a pessoa entra carregando consigo o khernips, uma taça com água. Então acende-se a chama sagrada e prepara-se o khernips, tornando a água sagrada. As formas de o fazer são muito variadas, pois não se conhece a forma usada na antiguidade, e não estão no propósito deste artigo. Após acender a chama e se preparar o khernips, coloca-se este à entrada para que todos os participantes se limpem antes de entrar.


Em rituais solitários costumo sair com o khernips, após o ter usado para me limpar a mim e ao espaço ritual, em sentido oposto ao do ponteiro dos relógios, e salpico todas as oferendas, deixando depois o khernips fora do quarto e entrando com as oferendas. No caso de rituais colectivos é normal que o khernips seja salpicado sobre os outros pela pessoa que o preparou e também sobre as oferendas, sendo depois novamente depositado fora do local do ritual, já que absorveu todas as impurezas e miasma e convém que esteja fora do espaço e das pessoas agora sagrados.

Durante o Ritual


Limpeza da Pessoa


A limpeza da pessoa durante o ritual propriamente dita é efectuada por ela mesma antes de entrar no espaço sagrado e pelo sacerdote, que a salpica novamente com khernips. Depois a pessoa é que se deve esforçar por manter os pensamentos centrados no ritual e por dar o melhor de si.

Limpeza do Espaço


Quando as pessoas entram no espaço sagrado, percorrem-no no sentido oposto ao ponteiro dos relógios, às vezes sob a forma de uma dança, que demarca claramente o espaço sagrado. Depois dá-se a oferta inicial de grão, em que cada pessoa tira um pouco de grão do cesto onde a faca sacrificial se encontra escondida, e segurando o grão todos o atiram para o chão, ficando em completo silêncio. O efeito é demarcar claramente o começo do sagrado e é fantástico, principalmente se foi antecedido por música e depois só se ouve o salpicar dos grãos que gradualmente é substituído por silêncio.


Então, o ritual propriamente dito começa.

Depois do Ritual


Quando o ritual acaba o espaço fica cheio de grão no chão e com as ofertas. Caso seja numa floresta deixa-se a área e o ritual está concluído. Mas quando o ritual se dá em espaços do interior convém que o espaço seja limpo, algumas horas depois, para que os Deuses possam apreciar totalmente as ofertas antes de as retirarmos. As ofertas perecíveis e libações são deixadas numa floresta ou parque, sendo as ofertas enterradas. Quando não há hipótese de o fazer podem ser simplesmente deitadas fora, mas embrulhadas num saco em separado.


Outras ofertas podem ficar no local por mais tempo, como por exemplo flores, estátuas, jóias, entre outras.


Lista


E aqui fica uma pequena lista para verificar antes do ritual:

- Fumigação do Espaço


- Ocasião especial (morte e nascimento) = purificação especial (jejum, ritual, entre outros)


- Banho e roupas novas/especiais


- Outras formas de preparação: meditação


- Khernips e Chama Sagrada


- Circumbalação


- Purificação por cereais e silêncio

Texto retirado do site:
http://www.portuskale.org/pratica/purificacao.html "



Então é um assunto bastante interessante. Este ai de cima é algo assim helenico, mas tudo é cultura, leitura.

As vezes eu me preocupo com esta forma tão desapegada de ver as coisas, de deixar passar, de evitar aborrecimentos inúteis, ainda que algumas pessoas venham insistentemente provocar brigas, confusões, desgastes.

São leituras tão amplas, que cada vez mais eu me distancio de religiões. Sou aquela pessoa que tem imensa e profunda fé em Deus e por mais que o meu berço católico fale alto, os cânticos dos cristãos me envolva, o espiritismo em seu estudo limpo , claro , fraterno, diz que este seria o lado mais natural da vida e daquela que nos espera, para tanto devendo haver uma compreensão muito grande do que se passa entre o seu e a terra. Creio que até Shakespeare sabia disso ao comor esta frase para seu personagem Hamlet: "Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia".


Então, esta é uma tarde de reflexão, pelo mundo, por nós. Há pois, uma lista de coisa a mencionar, a gravar nestes textos, que são na verdade a exposição de meus pensamentos, sentimentos e de alma, que faço pelo prazer de ler de escrever e de deixar para meus filhos, gravados nestas páginas, um pouco de mim.

Senhora B. 14/01/2010 - 18:40hs ( Hoje Dr. Antonio faria aniversário. como esquecer de personagens de minha adolescencia, daqueles que de alguma forma eu acredito que estiveram próximos de mim, em alguma outra vida? Assim, onde quer que ele esteja, que os espiritos de Luz o amparem no crescimento de sua vida espiritual.


29º REYIEL
Deus pronto para socorrer
Acaba com a impiedade e a corrupção. Afasta os inimigos e faz prevalecer a verdade.
Na oposição, causa hipocrisia e fanatismo.
Planeta: Marte
Dias: 17/abril - 29/junho - 10/setembro - 22/novembro - 03/fevereiro
Hora: das 9h20 às 9h40
Salmo 53, versículo 4:
“Oh, meu Deus, escutai minha oração, Atendei às minhas palavras”.


33º JEHUIAH
Deus conhecedor de todas as coisas
Facilita o aprendizado, revela traidores e situações escusas. Favorece a franqueza.
Planeta: Lua
Dias: 21/abril - 03/julho - 14/setembro - 26/novembro - 07/fevereiro
Hora: das 10h40 às 11hs
Salmo 33, versículo 1:
“Os ricos empobrecem e passam fome mas nada falta aos que buscam o Senhor”.

33º JEHUIAH
Deus conhecedor de todas as coisas
Facilita o aprendizado, revela traidores e situações escusas. Favorece a franqueza.
Planeta: Lua
Dias: 21/abril - 03/julho - 14/setembro - 26/novembro - 07/fevereiro
Hora: das 10h40 às 11hs
Salmo 33, versículo 1:
“Os ricos empobrecem e passam fome mas nada falta aos que buscam o Senhor”.

65º DAMABIAH
Deus, fonte de conhecimento
Proporciona sucesso em todos os empreendimentos e protege os marinheiros e as atividades portuárias, ligadas ao mar. Confere magnetismo e protege do mal.
Na oposição, provoca tempestades e naufrágios.
Planeta: a Lua
Dias: 23/maio - 04/agosto - 16/outubro - 28/dezembro - 11/março
Hora: das 21h20 às 21h40
Salmo 89, versículo 15:
“Justiça e direito sustentam o Teu trono. Amor e fidelidade precedem a Tua face. Alegra-nos pelos dias em que nos castigastes e pelos anos em que sofremos desgraças”.

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